quinta-feira, novembro 11, 2010

 Reações Orgânicas
                  
A química orgânica tem uma forte tradição de nomear uma reação específica em função do seu inventor ou inventores colaboradores e uma longa lista de assim chamadas reações nomeadas existe, conservadora-mente estimadas em 1000. Um antiga reação nomeada é o rearranjo de Claisen (1912) e uma recente é a reação de Bingel (1993). Quando a reação é nomeada difícil de se pronunciar ou muito longa como a reação de Corey-House-Posner-Whitesides ajuda usar uma abreviação como na reação CBS.

Outras abordagens para reações orgânicas é por tipo de reagente orgânico, muitos deles inorgânicos ,requeridos em uma transformação específica. Os principais tipos são agentes oxidantes tal como tetróxido de ósmio, agentes redutores tais como hidreto de lítio e alumínio, bases tais como diisopropilamida de lítio e ácidos tais como ácido sulfúrico.

Algumas reações são classificáveis em mais de uma categoria. Por exemplo, algumas reações de substituição seguem uma marcha de adição-eliminação. Esta relação geral não pretende incluir cada reação orgânica. Entretanto, pretende-se cobrir as reações básicas.


01 - Reação de Adição: quando dois reagentes formam um único produto.


02 - Reação de Substituição: quando um átomo ou radical é substituído por outro átomo ou radical na molécula orgânica.



03 - Reação de Eliminação: quando átomos ou radicais são eliminados da molécula orgânica.




04 - Reação de Polimerização: produz macromoléculas constituídas por moléculas que se repetem.



A unidade repetida é chamada de monômero e o produto final é chamado de:

- dímero = quando o monômero é repetido duas vezes.

- trímerto = quando o monômero é repetido três vezes.

- polímero = quando o monômero é repetido muitas vezes.




O que é Polímero?

Um polímero e uma substância formada por vários segmentos idênticos, por esse motivo, fica fácil de reconhecê-lo a partir de sua formula, bastando para isso observar se sua representação mostra uma longa cadeia molecular formada pela repetição de uma quantidade enorme de pequenas partes iguais.

O carbono é o principal responsável pela formação das longas estruturas que dão origem aos polímeros.



Tipos de polímerização: adição e condensação


Adição: Como foi visto nos estudos das reações orgânicas, as ligações dupla e tripla formadas entre carbonos ( C=C; C-= ), que denominamos de insaturações, podem ser quebradas com certa facilidade, abrindo novas valências para os carbonos envolvidos na ligação. Quando isso acontece, novos grupos se ligam a essas valências livres numa reação de adição.


Condensação: A condição essencial para que ocorra a polimerização é que as moleculas (monômeros) disponibilizem duas valências para dar continuidade ao crescimento da cadeia.


Polímeros inorgânicos


Nem todos o polímeros são compostos orgânicos. Os mais abundantes e importantes polímeros inorgânicos são formados por silíco alumínio e oxigênio- os silicatos e os aluminossilicatos.





Série/Turma: 3°A
Alunos:Ana Gabriela03 , Ana Váleria 04,Fabrício 11, Hudson13, Jéssica Saraiva17, Jessica Miranda15, Lídia22, Letícia21,Luan 23, vitor 40.




Nenhum comentário:

Postar um comentário