Ao andar pelas ruas do Distrito Federal é possivel observar as diferenças sociais existentes entre o Plano Piloto e as cidades satélites. Tal diferença pode ser constatada comparando o modo de vida das pessoas de cada região.


O Distrito Federal é uma das primeiras colocadas entre as unidades da federação, no que se trata de qualidade de vida. No Plano Piloto é facil de ver isso, pois alí se encontra um comercio diversificado, varias escolas publicas e particularesem boas condições, o facil acesso ao lazer e à cultura, todas as ruas asfaltadas, um ótimo saneamento basico além de outros fatores. Mas na cidade satélite de Ceilandia, por exemplo,esses fatores praticamente não existem, ou são muito escassos em relação ao Plano Piloto.


A pessoa que mora no Plano Piloto vai para o trabalho, que geralmentefica perto de sua casa, no proprio carro, tem tempo de almoçar com a família e no final do dia chega cedo em casa. Já aquele que mora em uma cidade satélite geralmente trabalha no Plano Piloto, vai para o trabalho de onibus, que nem sempre está em boas condições mesmo tendo umas das passagens mais caras do Brasil, tem que almoçar em um restaurante que fica perto de seu trabalho e que nem sempre tem uma comida de boa qualidade e quando acaba o dia, geralmente chega tarde em casa.
Brasília tem boa qualidade de vida, mas esta não está distribuida de maneira que atenda toda a população, ficando concentrada nas mãos de poucos, gerando assim a grande desigualdade social.