Educação

Brasília

Trabalho de  geografia, artes e sociologia



                                 
Brasília

Brasília é  a capitall da Republica Federativa do Brasil e sua quarta maior Cidade.Na última contagem realizada pelo IBGE em 2009, sua população foi estimada em 2606 885 de habitantes.Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil (40 696,00 reais) entre as capitais, superada apenas por Vitória (60 592,00 reais). Junto com Anápolis (139 km) e Goiania (209 km), faz do eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, a região mais desenvolvida do Centro Oeste do Brasil.
Inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kutbistchek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo , Legislativo e Judiciário federais.
O plano urbanístico da capital, conhecido como '' plano piloto'', foi elaborado pelo urbanista Lucio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago paranóa , concebido em 1983 pela missão cruls .O lago armazena 600 milhoes de metros cubicos de aguá. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Dados Gerais :

Clima
O clima é  tropical de altitude, com um verão úmido e chuvoso e um inverno seco e relativamente frio. A temperatura média anual é de cerca de 21 °C, ]podendo chegar aos 29,7 °C de média das máximas eem setembro , e aos 12,5 °C de média das mínimas nas madrugadas de invernoem julho. A temperatura, porém, varia de forma significativa nas áreas menos urbanizadas, onde a média das mínimas de inverno cai para cerca de 10 °C a 5 °C. A umidade relativa do ar é de aproximadamente 70%, podendo chegar aos 20% ou menos durante o inverno. 

Vegetação 

O Distrito Federal é uma região que possui uma grande variedade de vegetação, reunindo 150 espécies. A maioria é nativa, típica do cerrado,  e de porte médio, com altura de 15m a 25m. Muitas são tombadas pelo Patrimônio Ecológico do Distrito Federal, para garantir sua preservação.Algumas das principais espécies são as seguinte :.pindaiba,paineira, ipê-roxo, ipê-amarelo,pau-brasil e buriti.
A preservação da vegetação no Distrito Federal é um tema recorrente, principalmente pela preocupação em conservar a flora original. O desmatamento provocado pela expansão da agricultura é um dos problemas enfrentados no Distrito Federal, sendo que, segundo a Unesco, desde sua criação, nos anos 1950, 57% da vegetação original não existe mais.Para colaborar com a preservação, são realizados programas de conscientização e de reformas estruturais para diminuir a degradação da vegetação e também da fauna e rios da região.

 População
2 606 885 hab.

IDH
0,844 elevado 

 per capita :
40 696,00

Atividades econômicas:
A atividade econômica mais importante da cidade é sua própria proposta inspiradora, ou seja, sua função administrativa. Por isso seu planejamento industrial é estudado com muita cautela pelo Governo do Distrito Federal. É intenção preservar a cidade, incentivando o seu desenvolvimento de indústrias não poluentes como a indústria de softwares, de cinema, vídeo, gemologia, entre outras, com ênfase na preservação ambiental e na manutenção do equilíbrio ecológico.
            A agricultura e avicultura ocupam lugar de destaque na economia brasiliense. Um cinturão verde na Região Geoeconômica de Brasília abastece a cidade e já exporta alimentos para outros locais.
            O Plano Piloto de Brasília hoje, possui a maior renda per capita do Brasil e a melhor média nacional de habitantes/telefone, habitantes/veículo dentre outros índices.


Lúcio Costa
Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa 
História de vida
Pioneiro da arquitetura modernista no Brasil, ficou conhecido mundialmente pelo projeto do plano piloto de brasilia. Devido às atividades oficiais de seu pai, o almirante joaquim ribeiro da costa, morou em diversos países, o que lhe rendeu uma formação pluralista. Estudou na Royal Grammar School em , no Reino unido, e no Collège National em na Suiça;
Retornou ao Brasil em 1917 e, mais tarde, passou a frequentar o curso de arquitetura da escola de belas artes que ainda aplicava um programa neo-classico de ensino. Apesar de praticar uma arquitetura neoclássica durante seus primeiros anos (defendendo em certos momentos uma arquitetura neocolonial), rompeu com essa formação historicista e passou a receber influências da obra do arquiteto franco-suíço .
Iniciou parceria com o arquiteto ucraniano , que construiu a primeira residência considerada moderna no Brasil.
Em 1930, nomeado ministro da Educação e Saúde o jurista Fracisco  chamou para seu chefe de gabinete  Rodrigo melo franco de andrade de grande influência entre os modernistas de São Paulo e Rio de Janeiro. Por indicação deste, foi nomeado para dirigir a escola de belas artes, o jovem arquiteto Lúcio Costa, com a missão de renovar o ensino das artes plásticas e implantar um curso de arquitetura moderna.
Alterações introduzidas por Lúcio Costa mudaram a estrutura e o espírito do salão anual. Apareceram pela primeira vez na velha escola, ao lado dos antigos frequentadores, artistas ligados à corrente moderna, na sua maioria vindos da capital paulista. A trigésima oitava Exposição Geral (1931), foi por isso chamada de Salão revolucionário.
Entre os alunos da renovada escola de arquitetura estava o jovem oscar niemeyer.
Sabendo da importância de sua geração na mudança dos rumos culturais do país, Costa convenceu a vir ao Brasil em 1936 para uma série de conferências (enquanto colaborava no projeto da sede do recém-criado) ministerio da educação e da saúde pública. A arquitetura moderna do projeto ia ao encontro dos objetivos da ditadura vargas ao passar ares de modernidade e progresso ao país. Costa, embora convidado a projetar o edifício sozinho, preferiu dividir o projeto com uma equipe que incluía o seu antigo aluno oscar e os seus sócios ;
Em 1939 foi co-autor do  juntamente com oscar .
Em 1957 , ao ser lançado o concurso para a nova capital do país, Costa enviou ideia para um anteprojeto, contrariando algumas normas do concurso. Apesar disso, venceu por quase unanimidade (apenas um jurado não votou nele), sofrendo diversas acusações dos concorrentes. Desenvolveu o Plano Piloto de brasilia  e, como Niemeyer, passou a ser conhecido em todo o mundo como autor de grande parte dos prédios públicos.
O projeto de Lúcio Costa punha em prática os conceitos modernistas de cidade: o automóvel no topo da hierarquia viária, facilitando o deslocamento na cidade, os blocos de edifícios afastados, em pilotis sobre grandes áreas verdes. Brasília possui diretrizes que remetem aos projetos de Le na decada de 20 e ainda ao seu projeto para a cidade de pela escala monumental dos edifícios governamentais. A cidade de Lúcio Costa também possui conceitos semelhantes aos dos estudos.

Após Brasília, recebeu convites para coordenar vários planos urbanísticos, no Brasil e no exterior.
Foi colaborador e diretor do (IPHAN).
Faleceu na capital fluminense onde residiu a maior parte da vida. Deixou duas filha, maria elisa da costa arquiteta, e Helena.
Principais obras
·     Projeto do edifício-sede do, atual palacio gustavo capanema  no Rio de Janeiro, com equipe de arquitetos cariocas;
·      Projeto para o museu em sao miguel das missoes, no Rio Grande do Sul;
·      Projeto para rampas do oueiro da gloria no Rio de Janeiro;
·  -Pavilhão do Brasil na Feira Internacional de Nova York;
·     Residência Hungria Machado (atual consulado da russia no Rio de Janeiro
·    Casa de veraneio do, em petrobras.
·    Park Hotel São Clemente, em nova friburgo;
·   em laranjeiras na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro;
·    Projeto da casa na;
·   Sede social do no centro da cidade do Rio de Janeiro;
· Brasilia, a capital brasileira e um dos marcos do urbanismo do sec XX;
  barra da tijuca, plano piloto da expansão da região metropolitana do Estado do rio de janeiro .

Luís Cruls

Louis Ferdinand Cruls  que trabalhou a maior parte de sua vida no Brasil onde se tornou conhecido como Luís Cruls.
Nasceu na província de bratente, onde cursou a escola de engenharia civil da e foi admitido como aspirante de engenharia militar, alcançando em um ano os postos de primeiro e segundo tenente.
Serviu o exército belga de 1869 a 1870 do qual pediu demissão em 1879 para embarcar na viagem inaugural do paquete "Orénoque" rumo ao Brasil. Foi membro da Comisão dos Trabalhos Geodésicos no Município Neutro de 1874 a 1876.
Uma crateta  de Marte foi batizada em sua honra.
Em 1875 publicou em gante um trabalho sobre métodos de repetição e reiteração para leitura de ângulos, o que lhe credenciou a ser admitido como Adjunto no . Estudou o planeta marte e em 1877, observou o trânsito de venus na cidade chilena de punta arenas. Em 1977  publicou um estudo sobre a organização da Carta Geográfica e da História Física e Política do Brasil.
Em 1881 aceitou o cargo de diretor;
Em1882 foi-lhe cometida a incumbência da exploração do planalto central do Brasil e chefiou uma equipe de cientistas que estudou a natureza do terreno, qualidade e quantidade de água etc. da área do planalto central onde seria construída a capital Brasilia, em 1960.


























































                                     

Texto 1
Conforme a urbanização acontece, ocorre muitas mudanças na hidrologica natural que muitas vezes são inevitável  por exemplo na hidrológia ocorre em resposta a limpeza do terreno a terra plenagem e a adição de superficie impermiável e um dos maiores problemas são os grandes aumentos de volume de escoamento superficial e subsequência carga de erosão e muitos outros.

    As alterações hidrologicas  na bacia hidrografica são ampliadas após a construção da cidade estar completa.
    O aumento na quantidade de poluente também é causado pelo desenvolvimento urbano. Esses poluentes variam enormemente desde a matéria orgânica  comum até metais. Alguns poluentes como fertilizantes , são utilizados intencionamente no ambiente urbano , muitos , inclusive provenietes de carros e caminhões , são resultados indiretos das atividades urbanas.
   Sedimentos , nutrientes , substâncias consumidora , patógenos entre outros , também são responsáveis pela degração do meio ambiente e esses poluentes ocorrem como resultado da urbanização e um desses fatores são as mudanças de temperatura resultantes de maiores vazões.
    Nós precisamos de planejamento para que evite os problemas gerados pela modificação na hidrologia.

‘’ Vivemos no mais alto e complexo caos urbano.Brasília foi construída em cinco anos , aos 50 , já não era mais a mesma , e , com mais 50, não existe mais.’’

Trabalho feito por :Beatriz, Carolina, Emilly Dayane,Karina,Norda, Thais  e Thalizia Martins 
serie : 3°  turma : A''


Trabalho de Química
Tema: Testes em animais.
Testes em animais
 
OS ANIMAIS SENTEM DOR, E SOFREM COMO NÓS!
Eles são queimados, torturados, envenenados, sufocados, assassinados.




Acordamos, levantamos, escovamos os dentes, matamos um animal...

Matamos um animal? Quanta maldade!

Isso acontece todos os dias, ao usarmos uma série de produtos que não são nocivos às pessoas, como pasta de dentes, xampus, cremes, maquiagem e etc. Esse produtos não fazem nenhum mal a nós humanos, graças a muitas experiências falhas, feitas em um ser inofensivo, indefeso, um animal, que não pode negar-se a tal crueldade.

Todos os anos milhares de animais são mortos em testes. Ás pessoas não sentem pena, afinal, são ratos. Os vivisseccionistas, (estudiosos que usam animais vivos para estudos) dizem que cobaias não sentem dor, não sentem medo, são bem tratados, bem cuidados, bem alimentados, e são felizes. Será?
É um crime aprisioná-los e torturá-los em nome da beleza e da vaidade. Eles sofrem, sentem medo, e não sabem o porquê de tamanha dor, e tudo isso, dizem os estudiosos ser “para o bem da ciência”. Mas desde quando, uma ciência voltada para a morte e para o sofrimento pode trazer algum benefício á humanidade?

Os animais não se pintam, não usam perfumes, cremes, não sentem medo de envelhecer, não usam produtos de limpeza... Porque é que eles têm que sofrer quando somos nós que o fazemos?

Ao comprar uma série de produtos, você contribui para a continuidade dessa crueldade.

Exija produtos sem crueldade.

Existem muitas maneiras mais exatas de termos certeza de que os produtos que utilizamos são inofensivos sem a utilização destes seres indefesos.

Os animais podem ser substituídos por tubos de ensaio, programas de computador, voluntários humanos, pele humana artificial, produtos naturais e inofensivos entre outros métodos.

Muitas empresas, pela pressão que os consumidores estão exercendo já estão utilizando esses métodos.


Fique de olho, não se deixe enganar nem faça com que essa matança de inocentes continue. Os animais sentem dor, e sofrem como você! Até mais, porque eles não podem ajudar-se, a crueldade que os animais sofrem está além de nossa compreensão.“O animal selvagem e cruel não é aquele que está atrás das grades, é o que está na frente delas”.

Ainda virá o dia em que os assassinos de animais serão punidos criminalmente como um assassino de homens.

Por favor, ajude a parar com esta loucura... Olhe nos olhos de um deles e por um momento troque de lugar. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua, e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Não há muitas diferenças nos sentimentos dos animais e dos homens, eles são tão sensíveis quanto nós. Sinta! A vida que existe nesses animais é um mistério tão grandioso quanto o da tua vida, então porque ajudar os criminosos que querem desrespeitar nossos valores?

Não deixe que isso continue a acontecer, faça a sua parte comprando produtos “sem sangue”.


* mais informações no site: http://www.pea.org.br/crueldade/testes/index.htm

Alunos: Ana Gabriela, Ana Valéria, Beatriz Simplício, Carolina, Fabricio, Hudson, Jeane, Jéssica Silva, Jéssica Kelly, Jéssica Saraiva, Luan, Lidia, Letícia, Rebeka, Stefany, Thaisa, Thiago, Vitor Árkiro

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Trabalho de Química
Cujo o tema:
Alimentos orgânicos
O que são?

Os alimentos orgânicos são aqueles em que não são usados agrotóxicos de nenhum tipo, e sim utilizados processos de produção e técnicas que visam à qualidade do alimento.

Agricultura orgânica:

Na agricultura é usado apenas sistemas naturais para combater pragas e esterilizar o solo, embora apresente-as mesmas propriedades nutricionais que os alimentos inorgânicos , os orgânicos  são mais saudáveis.

Carnes e ovos orgânicos:
Na produção de carnes e ovos os animais são criados sem aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes, pois estes produtos podem provocar doenças nos seres humanos , logo as carnes e ovos orgânicos são muito mais saudáveis.

Benefícios e vantagens:

Os alimentos são mais saudáveis, pois não é utilizado agrotóxicos, hormônios ou qualquer outro  tipo de produto químico.
São mais saborosos
Sua presença respeita o meio ambiente, evitando a contaminação do solo, água e vegetação.
É usado sistemas de responsabilidade social , sobretudo do na valorização da mão – de- obra.

Desvantagem:
São mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.

Alimentos orgânicos
     É fato para se ter uma vida saudável é necessária uma alimentação balanceada e rica em nutrientes; nada melhor do que alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos, como os orgânicos.
      Os alimentos orgânicos proporcionam qualidade e segurança para quem os consomem, pois são cultivados sem utilizar processos químicos, além de respeitar o meio ambiente. Podemos encontrar-los tanto na agricultura quanto na produção de carnes e ovos. Na agricultura utilizam-se sistemas naturais para combater as pragas e fertilizar o solo. Já na produção de carnes e ovos, os animais são criados sem a aplicação de anabolizantes, antibióticos e hormônios, garantindo assim maior sabor aos alimentos.
      Atualmente os alimentos orgânicos não apresentam preços acessíveis a toda população porque são mais caros do que os convencionais, porém devemos lembrar que a produção usa sistemas de responsabilidade social que valorizam o meio ambiente e a mão –de – obra.
     

3° A

Alunos: Aline, Adrielle, Daiane,Emilly, Raiana, Naíra,Gabriel,Juscelino,Raiane,Thais,Danielle,Julyanna,Nagylla,Norda,Pamela,Nayane,Thalizia.

Trabalhos de Física
Corrente Elétrica


Conceito

A corrente elétrica é um fluxo de elétrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial. Esta diferença de potencial chama-se tensão. A facilidade ou dificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência. Esses três conceitos: corrente, tensão e resistênca, estão relacionados entre si, de tal maneira que, conhecendo dois deles, pode-se calcular o terceiro através da Lei de Ohm

Os elétrons e a corrente elétrica não são visíveis mas podemos comprovar sua existência conectando, por exemplo, uma lâmpada a uma bateria. Entre os terminais do filamento da lâmpada existe uma diferença de potencial causada pela bateria, logo, circulará uma corrente elétrica pela lâmpada e portanto ela irá brilhar.

A relação existente entre a corrente, a tensão e a resistência denomina-se Lei de Ohm: Para que circule uma corrente de 1A em uma resistência de 1 Ohm, há de se aplicar uma tensão em suas extremidades de 1V (V=R.I).
O conhecimento desta lei e o saber como aplicá-la são os primeiros passos para entrar no mundo da eletricidade e da eletrônica.
Antes de se começar a realizar cálculos, há que se conhecer as unidades de medida. A tensão é medida em Volts (V), a corrente é medida em Amperes (A) e a resistência em Ohms (ohm)

Conceito

A corrente elétrica consiste no movimento ordenado de cargas elétricas, através de um condutor elétrico. A corrente elétrica é definida como corrente elétrica real (sentido do movimento dos elétrons) e corrente elétrica convencional (consiste no movimento de cargas positivas).

Condutor é todo material que permite a mobilidade fácil dos elétrons, sendo os melhores condutores os metais. Quando o material não permite essa mobilidade dos elétrons , ele é dito isolante, por exemplo madeira.

Há dois tipos de corrente elétrica: corrente contínua - gerada por pilhas e baterias e corrente alternada - gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica, a qual chega até nossas casas. A corrente elétrica que circula através dos resistores, pode transformar energia elétrica em energia térmica, sob efeito joule.




Adrielle
Beatriz
Daniella
Karina
Pamela
Raiane
Thaís
             
 
Campo Elétrico      
                     
1.    WILLIAN GILBERT - (1544 – 1603) (INGLÊS) WILLIAN GILBERT (Inglês) pesquisou a atração entre magnetos e, também, efeitos eletrostáticos produzidos pelo atrito de certos materiais.
2.    Otto von Guericke (1602-1686) realizou o seguinte experimento: Ele atritou uma peça de âmbar e, depois, encostou-a em dois corpos; então, aproximando os dois corpos, eles se repeliam.
3.    CHARLES DU FAY (FRANCÊS) 1698 - 1739)  (1698-1739) explicou os experimentos de von Guericke supondo dois tipos de eletricidade: resinosa e vítrea. A resinosa é a produzida, por exemplo, por âmbar atritado e borracha dura; a vítrea, por vidros ou mica atritados. Du Fay observou, ainda, que cargas do mesmo tipo se repelem e de tipos diferentes se atraem e que corpos neutros contêm partes iguais das duas espécies.
4.    BENJAMIN FRANKLIN 1706-1790 (AMERICANO)Benjamin Franklin supôs que a eletricidade fosse um fluido. Em sua teoria, havia um só fluido, correspondendo à eletricidade vítrea; a eletricidade resinosa seria a ausência de fluido. A corrente elétrica flui de um corpo com excesso de fluido para um sem esse fluido. Conservação da carga elétrica. CHARLES AUGUSTIN COULOMB 1736-1806 (FRANCÊS) A medida dos efeitos de atração e repulsão entre cargas elétricas foi feita por Charles Augustin de Coulomb para isso ele inventou a balança de torção.
5.    BALANÇA DE TORÇÃO - COULOMB  BALANÇA DE TORÇÃO –HANS CHRISTIAN OERSTED ( 1777- 1851)Hans Christian Oersted (1777-1851) estabeleceu, por meios experimentais, que existe uma relação entre fenômenos elétricos e magnéticos. Ele mostrou que uma corrente elétrica em um fio é capaz de mover a agulha de uma bússola.  
6.    MICHAEL FARADAY 1791-1867 (INGLÊS) Era um pressuposto aceito que forças elétricas e magnéticas, assim como as forças gravitacionais, agem a distância, através do espaço vazio. Michael Faraday criticou essa concepcão. Em seu lugar, ele imaginou que o espaço entre cargas ou entre magnetos fosse preenchido ; que empurrasse ou puxasse as cargas ou magnetos. Ele fez uma analogia entre esse "algo'' e "tubos de borracha'' que se "esticassem'' entre cargas elétricas de sinais opostos ou pólos magnéticos de sinais opostos;

Teórico
            Os efeitos elétricos que ocorrem nas proximidades de cargas elétricas são associados à existência de um campo elétrico no local, este interage com a carga de prova.
            Um exemplo típico é a interação do cabelo de uma pessoa com a tela de uma televisão convencional, pois as cargas elétricas da televisão interagem com os cabelos deixando-os eriçados.
            É importante perceber que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da interação do mesmo com uma carga de prova, se não existir interação com a carga significa que o campo não existe naquele local.
            Campo elétrico é um vetor assim vamos estudar a direção sentido e intensidade do campo.
            Quando o campo elétrico é criado em uma carga positiva ele, por convenção, terá um sentido de afastamento.
           
            Quando o campo elétrico é criado em uma carga negativa ele, por convenção, terá um sentido de aproximação.
 
            Que fique claro que o sentido do campo elétrico depende exclusivamente do sinal da carga elétrica.
            A intensidade de um campo elétrico E, sempre considerando a carga de prova puntiforme, pela formula: , assim voltando para a definição de campo podemos dizer que ele dependerá diretamente a força elétrica entre as cargas e inversamente à carga de prova.
            Unidades de campo elétrico.
            Partido de que:
e que , após alguns cálculos chegamos que :
, sendo que q2 é a carga que gera o campo elétrico, d a distância entre as cargas e k a constante elétrica do meio ( 9,0 . 109 unidades do SI).

Ana Gabriela
Ana Valéria
Carolina
Hudson
Jessica Silva
Jessica Saraiva
Lidia
Leticia



Campo elétrico

Michael Faraday foi o primeiro a propor o conceito de campo elétrico e também a ter contribuído com outros trabalhos para o eletromagnetismo, posteriormente este conceito foi aprimorado com os trabalhos de James Clerk Maxwell, discípulo de Faraday.

O conceito de campo elétrico surgiu da necessidade de explicar a ação de forças à distância. Podemos dizer que o campo elétrico existe numa região do espaço quando, ao colocarmos uma carga elétrica (q) nessa região, tal carga é submetida a uma força elétrica F.

O campo elétrico pode ser entendido como sendo uma entidade física que transmite a todo o espaço a informação da existência de um corpo eletrizado (Q) e, ao colocarmos outra carga (q) nesta região, será constatada a existência de uma força F de origem elétrica agindo nesta carga (q).

É importante neste momento, fazer uma analogia entre o campo elétrico e o campo gravitacional de um planeta. Ao redor de um planeta, existe um campo gravitacional devido a sua massa, análogo ao campo elétrico que existe em torno de uma esfera eletrizada. Percebemos então, uma analogia entre as grandezas físicas de massa e carga elétrica, como sendo responsáveis por gerar os campos gravitacionais e elétricos respectivamente.

Para definir, matematicamente, o campo elétrico é necessário definirmos uma grandeza física que o represente. Esta grandeza é o vetor campo elétrico. O vetor campo elétrico é dado por:


E = F/q (lembrando que E e F são vetores)


A força F, à qual a carga q fica submetida será atrativa ou repulsiva, dependendo do sinal de q.

A direção do vetor campo elétrico terá a mesma direção da reta que une o ponto considerado e a carga de geradora (Q). Já o sentido do vetor campo elétrico, depende do sinal da carga geradora (Q):

O campo elétrico gerado por uma carga elétrica (Q) positiva é de afastamento e, o campo elétrico gerado por uma carga elétrica (Q) negativa é de aproximação. O sentido do campo elétrico independe do sinal da carga (q) que sofre a ação da força F.


Trabalho

Na física o trabalho é o produto da força exercida sobre um corpo pelo deslocamento deste corpo na direção desta força, ou seja:

T= F.d.cosθ

Onde:

T = trabalho realizado
F= força
d = distância percorrida (deslocamento do corpo) cosθ = cosseno do ângulo formado pela força e o deslocamento

Um homem levantando seu corpo utilizando uma barra é um bom exemplo de trabalho. A energia que gastamos ao levantar nosso corpo em uma barra corresponde ao trabalho realizado pela força que nos ergue por certa distância.

Sendo assim, trabalho é energia, ou seja, o trabalho é igual à variação de energia cinética de um corpo:

T = ΔEc

Logo, no SI as unidades de trabalho e energia são a mesma, o Joule (J).


James Prescott Joule

James Prescott Joule foi um físico britânico. Joule estudou a natureza do calor, e descobriu relações com o trabalho mecânico. Isso direcionou para a teoria da conservação da energia (a Primeira Lei da Termodinâmica). A nomenclatura joule, para unidades de trabalho no SI só veio após sua morte, em homenagem. Joule trabalhou com Lorde Kelvin, para desenvolver a escala absoluta de temperatura, também encontrou relações entre o fluxo de corrente através de uma resistência elétrica e o calor dissipado, agora chamado Lei de Joule.
Trabalho no campo elétrico

Q é a carga que gera os potenciais elétricos Va e Vb, a uma distância de dx e dy, respectivamente.
 ‎ É a variação de energia potencial elétrica que uma determinada carga sofre quando se desloca. A unidade usada é o joule. Podemos representar esse trabalho pela expressão:

T = Einicial - Efinal, onde E representa a energia potencial elétrica.
Como E = q.V (V é o potencial elétrico, q a carga):
T = q.Va - q.Vb, portanto:
• T = q(Va - Vb)
Vale lembrar que o trabalho não depende da trajetória que a carga percorrerá, e sim unicamente do ponto inicial e final que ela se encontrar (potenciais elétricos). Portanto, se a carga se deslocar em uma superfície equipotencial, não haverá trabalho, pois os potenciais elétricos iniciais e finais terão o mesmo valor. A carga ainda pode se deslocar e voltar ao mesmo ponto de partida, caracterizando também um trabalho nulo.



Maisa
Náira
Daiane
Gabriel
Juscelino
Nagylla



                                   Lei de Coulomb          
                    Processo Histórico
Charles Augustin Coulomb desenvolveu uma teoria que chamamos hoje de Lei de Coulomb. A Lei de Coulomb trata da força de interação entre as partículas eletrizadas, as partículas de mesmo sinal se repelem e as de sinais opostos se atraem.
O físico Charles Coulomb utilizou para estudar estas forças, um equipamento que ele mesmo desenvolveu. A balança de torção. Este equipamento consiste em um mecanismo que calcula a intensidade do torque sofrido por uma partícula que sofre repulsão.
As cargas elétricas positivas são atraídas pelas cargas elétricas negativas e as cargas com mesmo nome se repelem, este não é um conceito difícil de entender e, já estudamos nos processo de eletrização. A lei de Coulomb diz que a intensidade da força eletrostática entre duas cargas elétricas é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. Esta, porem, não é uma afirmação tão fácil de aceitar, por isso vamos observar a equação que a explica.


Onde:


F é a força de interação entre duas partículas (N)
k é uma constante (N.m2/C2)
Q é a carga elétrica da primeira partícula (C)
q é a carga elétrica da segunda partícula (C)
d é a distância que separa as duas partículas (m).

É importante lembrar que utilizamos os módulos das cargas elétricas das partículas, ou seja, colocamos na fórmula apenas o valor numérico, sem o sinal (que indica o sentido do vetor) desta carga.

Podemos tirar algumas conclusões sobre a Lei de Coulomb observando a equação acima, que relaciona o valor da força elétrica de interação entre partículas eletrizadas com suas cargas elétricas e com a distância que as separa. A relação entre a força e as cargas é uma relação diretamente proporcional, ou seja, quanto maiores as cargas, maior será a força de interação. A relação entre a força e distância é uma relação inversamente proporcional, quando aumentamos a distância entre as partículas a força elétrica diminui.

Logo, temos duas conclusões importantes:

 
1) mantendo-se a distância entre os corpos e dobrando-se a quantidade de carga elétrica de cada um, a força elétrica será multiplicada por quatro.
2) mantendo-se as cargas elétricas e dobrando-se a distância a força elétrica será dividida por quatro.

A letra k representa uma constante de proporcionalidade que chamamos de constante eletrostática, está constante depende do meio onde se encontram as partículas estudas.

Para o vácuo k = 9 . 109 unidade do SI

A lei de Coulomb é o cálculo das forças de interação de duas partículas, sendo que essas forças de interação são iguais em módulo, ou seja, têm a mesma intensidade e direção mas, sentidos opostos.




Alunos:
Fabricio
Jeane
Jessica Kelly
Rebeca
Stefany
Thaisa
Vitor

Eletricidade

Histórico
Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.
Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade. No século XVII foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrificação por atrito, graças a Otto von Guericke. Em 1672, Otto inventa uma maquina geradora de cargas elétricas onde uma esfera de enxofre girava constantemente atritando-se em terra seca. Meio século depois, Stephen Gray faz a primeira distinção entre condutores e isolantes elétricos.
Durante o século XVIII as maquinas elétricas evoluem até chegar a um disco rotativo de vidro que é atritado a um isolante adequado. Uma descoberta importante foi o condensador, descoberto independentemente por Ewald Georg von Kleist e por Petrus van Musschenbroek. O condensador consistia em uma maquina armazenadora de cargas elétricas. Eram dois corpos condutores separados por um isolante delgado.
Mas uma invenção importante, de uso pratico, foi o pára-raios, feito por Benjamin Franklin. Ele disse que a eletrização de dois corpos atritados era a falta de um dos dois tipos de eletricidade em um dos corpos. Esses dois tipos de eletricidade eram chamadas de eletricidade resinosa e vítrea. Hoje se sabe que a eletrização se dá por falta ou excesso de elétrons em corpos.
No século XVIII foi feita a famosa experiência de Luigi Aloisio Galvani em que potenciais elétricos produziam contrações na perna de uma rã morta. A descoberta dos potenciais elétricos foi atribuída por Alessandro Volta que inventou a voltaica. Ela consistia em um serie de discos de cobre e zinco alterados, separados por pedaços de papelão embebidos por água salgada. Com essa invenção, obteve-se pela primeira vez uma fonte de corrente elétrica estável. Por isso, as investigações sobre a corrente elétrica aumentaram cada vez mais.
Tem início as experiências com a decomposição da água em um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio. Em 1802, Humphry Davy separa eletronicamente o sódio e o potássio.
Mesmo com a fama das pilhas de Volta, foram criadas pilhas mais eficientes. John Frederic Daniell inventou-as em 1836 na mesma época das pilhas de Georges Leclanché e a bateria recarregável de Raymond Louis Gaston Planté.
O físico Hans Christian Örsted observa que um fio de corrente elétrica age sobre a agulha de uma bússola. Com isso, percebe-se que há uma ligação entre magnetismo e eletricidade (tem início o estudo do eletromagnetismo).
Em 1831, Michael Faraday descobre que a variação na intensidade da corrente elétrica que percorre um circuito fechado induz uma corrente em uma bobina próxima. Uma corrente induzida também é observada ao se introduzir um ímã nessa bobina. Essa indução magnética teve uma imediata aplicação na geração de correntes elétricas. Uma bobina próxima a um ima que gira é um exemplo de um gerador de corrente elétrica alternada.
Os geradores foram se aperfeiçoando até se tornarem as principais fontes de suprimento de eletricidade empregada principalmente na iluminação.
Em 1875 é instalado um gerador em Gare du Nord, Paris, para ligar as lâmpadas de arco da estação. Foram feitas maquinas a vapor para movimentar os geradores, e estimulando a invenção de turbinas a vapor e turbinas para utilização de energia hidrelétrica. A primeira hidrelétrica foi instalada em 1886 junto as cataratas do Niágara.
Para se distribuir a energia, foram criados inicialmente condutores de ferro, depois os de cobre e finalmente, em 1850, já se fabricavam os fios cobertos por uma camada isolante de guta-percha vulcanizada, ou uma camada de pano.
A Publicação do tratado sobre eletricidade e magnetismo, de James Clerk Maxwell, em 1873, representa um enorme avanço no estudo do eletromagnetismo. A luz passa a ser entendida como onda eletromagnética, uma onde que consiste de campos elétricos e magnéticos perpendiculares à direção de sua propagação. 
Heinrich Hertz, em suas experiências realizadas a partir de 1885, estuda as propriedades das onde eletromagnéticas geradas por uma bobina de indução; nessas experiências observa que se refletidas, refratadas e polarizada, do mesmo modo que a luz. Com o trabalho de Hertz fica demonstrado que as ondas de radio e as de luz são ambas ondas eletromagnéticas, desse modo confirmando as teorias de Maxwell; as ondas de radio e as ondas luminosas diferem apenas na sua freqüência. 
Hertz não explorou as possibilidades práticas abertas por suas experiências. Mais de dez anos se passaram até que Guglielmo Marconi utilizou as ondas de radio no seu telegrafo sem fio. A primeira mensagem de radio é transmitida através do Atlântico em 1901. Todas essas experiências vieram abrir novos caminhos para a progressiva utilização dos fenômenos elétrico sem praticamente todas as atividades do homem. 

Teórico

Eletrostática - estudo das cargas elétricas em ''repouso''
Carga elétrica - propriedade inerente em determinadas particulas elementares , que proporciona á elas a capacidade de interação mútua , de natureza elétrica.

Cargas Elementares
protons - carga elétrica positiva +
eletron - carga elétrica negativa -
neutron - carga elétrica nula

Quantativamente

e= - 1,6 x 10 - coulano
e= 1,6 x 10

quantidade de carga:
q=n.e

n= n de elétrons em falta ou excesso
e= carga elementar
sub. multiplos
1 mile 1m 1.10 -3
1 micro 1M 1.10 -6
1 nano 1N 1.10 -9
1 pico 1 P 1.10 -12


Principio da eletricidade
repulsão + + repulsão
repulsão - - repulsão
homem + + mulher = atração

Principio da conservação
sistema eletricamente isolado
exemplo:
Qa= 12
Qb= 6 = juntos

a+b 12+6 = 18/2

a = 9
b=9

condutores : são meios materias em que os eletrons tem facilidade de movimento.
exemplos: fio de cobre, corpo humano
isolantes : são meios materias em que os eletrons não tem facilidade de movimento , não existe isolante completo.
ex: água pura , ar , cerâmica
semi- condutores : são meios materias onde os elétrons não possuem muita facilidade de movimento .
ex: madeira , mica
super - condutores : são materiais em pesquisa em que os eletron deve possuir gigantesca facilidade de movimento.
ex: ? materias em pesquisa refriados

Fenômeno Natural
Raio: o raio é o movimento ordernado de cargas elétricas
Relâmpago : é um efeito foton eletron
Trovão : é o efeito sonoro (fonon eletron)

Processos de Eletrização

eletrização por atrito : no final do processo , os corpos terão cargas diferentes.
serie triboelétrica : o de cima perde elétrons e o de baixo ganha elétrons bastão de vidro neutro - atritar- pano de lã

após o atrito
bastão +
vidro -
eletrização por contato - no final deste processo, os corpos terão cargas iguais.
eletrização por indução


Trabalho De Recuperação
Tema : Eletricidade

Grupo: Aline , Emilly Dayane, Julyanna, Naiane , Norda e Thalizia Martins .

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