quarta-feira, dezembro 01, 2010


 Conflitos na América Latina

O populismo é um dos fenômenos políticos mais marcantes da américa latina durante o século xx. Che Guevara – Combatente, pensador, médico, ministro da Economia de Cuba, estrategista militar e revolucionário. Após libertar-se da Espanha, em 1989, Cuba viu-se dominava pelos EUA. Emenda Platt- Cuba ficou subordinada aos EUA, que podiam intervir no país garantindo interesses. Economia baseada na exportação de açúcar e infra-estrutura voltada ao turismo estrangeiro. Batista tornou-se homem forte de Cuba. Comandou a brutal exploração do povo cubano.
Havia no país corrupção no governo, jogo nos cassinos, uso indiscriminado de drogas e incentivo à prostituição sexual. A decadência e opressão de Cuba não agradava ao povo. Em 1956, um grupo de guerrilheiros comandado por Fidel Castro reagiu contra o governo cubano, conquistando simpatia popular. Em janeiro de 1953, conseguiu derrubar a ditadura de Fulgêncio
A revolução de Fidel Castro tomou o poder caminhando rumo ao socialismo.
Cresceram aos conflitos entre o governo de Fidel e os interesses dos EUA:
-Ataque à Baia dos Porcos
-Expulsão de Cuba da Organização dos Estados Americanos.
-Imposição do bloqueio econômico aos cubanos.
Fidel aproximou-se dos URSS devido a conflitos com os EUA, permitindo a instalação de mísseis nucleares soviéticos em 1962, em seu território. Reagindo, os EUA impuseram um poderoso bloqueio naval à ilha de Cuba. A crise dos mísseis foi um dos momentos mais democráticos da Guerra Fria. 1934- O governo de Lázaro Cárdenas foi marcado por reformas. O país passava por um extremo-nacionalismo. O Partido Revolucionário do México agregava amplos setores urbanos e rurais. Nos governos seguintes, o principal partido mexicano tornou-se uma entidade burocrática. Massacre de Tlatelolco. O governo mexicano crescentemente liberal e norteado pela política, vendeu terras comunais e privatizou empresas estatais. Até 1990, o México estava mergulhado numa crise. No final da década de 90, o povo mexicano elegeu o político nacionalista de centro-esquerda Cuauhtémoc Cárdenas. O PRI ( Partido Revolucionário Institucional) perdia sua maioria na Câmara dos Deputados. Com a eleição de Vicente Fox, opositor do PRI dentro de uma linha liberal, findou-se o que ficou conhecido como “ a ditadura perfeita ”. Exército Zapatista de Libertação Nacional, braço armado da Frente de Libertação Nacional.Nas décadas de 1950 e 1960 as transnacionais viram-se ameaçadas diante da política de industrialização da América Latina. Alguns países que tinham pouca infra-estrutura buscaram auxílio dos EUA. A Organização dos Estados Americanos (OEA), fez com que as pressões sobre os governos populistas intensificassem. Cresciam os índices de desemprego e êxodo rural e os preços dos produtos latino-americanos sofriam queda no mercado internacional. Avolumaram-se as manifestações contra os governos populistas. A Revolução Cubana fez com que setores conservadores aceitassem o apoio dos EUA. Aliança para o Progresso. As camadas médias e elites viam os militares como o único setor capaz de afastar os governos populistas e barrar o avanço socialistas.
Movimentos de lista armado contra as ditaduras:
Tupamaros no Uruguai, os Montaneros (de orientação peronista) e o ERP (Exército Revolucionário do Povo, trotskista), na Argentina. Por muitos anos, a Nicarágua viveu sob tutela dos EUA. César Augusto Sandino foi morto pela Guarda Nacional em 1934, tornando-se símbolo de uma luta. O comandante Anastácio Somoza Garcia foi eleito presidente e instaurou uma ditadura dinástica por 40 anos. FSLN ( Frente Sandinista de Libertação Nacional ), foi um movimento guerrilheiro que almejava derrubar Somoza e instaurar um governo socialista. Eclodiu a Revolução Sandinista contra a longa ditadura dos Somoza, livrando o país dos militares em 1978. Em 1980 os liberais romperam com o governo socialista e com os EUA e vencem as eleições gerais. Em 1970, uma coligação de esquerda venceu as eleições reunindo socialistas, comunistas e cristãos de esquerda. Salvador Allende foi o novo presidente, dotado de uma política nacionalista e reformista. Enfrentou alta inflação. Allende foi hostilizado pelas elites de seu país. Em 1973, as forças armadas , apoiadas pelos EUA, deram um golpe de Estado. Formou-se uma junta militar, cujo o novo presidente foi o general Augusto Pinochet. Surgiu uma terrível ditadura. Pinochet foi derrotado em 1988. Em seu lugar, assumiu uma coligação de oposição liderada por Patrício Aylulin. Foi um sistema de repressão com colaborações entre os regimes militares de Brasil, Argentina, Chile, Bolívia,  Paraguai e Uruguai, nos anos de 1970 e 1980, foi responsável pela prisão, tortura, morte e extradição de muitos dissidentes políticos dos países envolvidos. Em 1973 o candidato peronista Héctor Cámpora vence as eleições. Perón retorna do exílio na Espanha e alcança novamente o poder, com a renúncia de Cámpora. Em 1974, Perón morre, abrindo caminho para Isabelita assumir a presidência. Em 1976, os militares dão um golpe de Estados. Inicia um período de sangrenta repressão à oposição. Os militares sairam do poder, deixando a Argentina quebrada. Após o governo de Alfonsín, Carlos Menem é reeleito em 1995. Menem saiu do governo envolto em acusações de corrupção.
Assumiu o poder de la Rúa, que renunciou o cargo. Em seu lugar veio Eduardo Duhalde que marcou novas eleições, vencidas pelo candidato peronista Nestor Kirchner. Desde de 1968, o general Juan Velasco Alvaredo de início a uma política nacionalista é antiimperalista, realizando uma reforma agrária moderada. O governo militar, fortaleceu a burguesia e incentivou a sindicalização. A política conservadora voltou acompanhada de interesses internacionais. Surgiram os movimentos guerrilheiros do Sendero Luminoso e Movimento Revolucionário Iupac Amaru. Alberto Fuiimori assumiu o poder e consolidou um Peru de legislação consuística, no qual o Poder Judiciário estava inequivocamente subordinado ao Executivo. Alberto tinha caráter autoritário e foi responsável pela eliminação de vários grupos de oposição. Atualmente, a América Latina tenha adaptar-se ao mercado globalizado.

Grupo: Maisa, Daiane, Náira, Gabriel, Juscelino, Raiana, Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário